20/04/2009

Quem será a voz da vez na estória?

Quem vai contar a estória? A personagem, O personagem, ou o narrador? Quem sabe dois, quem sabe os três. Ou mais convencionalmente, um só. Essa é a primeira escolha que um autor deve fazer.

Confesso que particularmente gosto do foco da narrativa masculino. Descobri isso escrevendo muito e me vendo tendo mais facilidade em narrar no masculino, não me pergunte por quê!

Mas dependendo da estória, o personagem feminino é o mais adequado. Em “Um coração em Guerra”, por exemplo, eu queria falar sobre o universo e a vida das namoradas. Não era minha intenção mostrar o lado de lá da academia. Nada mais justo do que a Bela narrar a estória. Interessante ter entrado o blog da personagem neste contexto. É possível contar o fato de duas maneiras e ter o retorno do leitor conversando com a própria personagem. Esse material entra no livro como assunto das cenas e enriquece a trama, além de fidelizar os leitores, que se sentem também personagens. Viva a Internet!

Idade dos Personagens:

Narrar através de um personagem mais velho pode ser por horas mais fácil, por outras maçante. Ao contrário, contar o enredo por meio de personagens jovens permite uma variedade de confusões e inquietudes instigantes. Da mesma maneira, essa é uma questão que dependerá do público leitor. Eu preciso antes de começar o livro saber quem será a maioria que irá lê-lo: o que gosta, o que pensa, em que acredita e etc.

13 comentários:

beatriz disse...

oi, acabei de ler o amor esta no qaurto ao lado adorei o livro muito bom so que nao entendi ele tem continuação qual é o nome do proximo por favor fiquei curiosa p ler o proximo e os anteriores

Li disse...

Oi, a continuação é Fonte do Amor. Ver link no menu sinopse.

BEATRIZ disse...

li mendi,
ja li quase todos que vc postou no site fiquei apaixonada por todos principalmente o amor esta... e coraçõa em guerr.. to tentando baixar agora o atras da linha do amor e so consigo abrir os ultimos capitulos noa sei o que acontece ai vai meu email bleal.04@hotmail.com se der vc me envia e tb angelica no paraiso so consegui ate o cap 18 por favor me envie ou me demonstre como abrir obrigada vc é otima

Menina má disse...

seua livros sao maravilhosos ...eu gosto muito de escrever....mas o seu livro...e o melhor q eu ja li..

priscila disse...

Querida Li, fiquei encantada com o seu trabalho! Parabens, nunca deixa de sonhar e corra logo atras de um editora
bjs

Cintia disse...

Simplesmente amei...Terminei de ler o maravilhoso o Amor está no Quarto ao Lado, babei com o livro, não queria largar, até o fim...NO embalo li Cada Casa um Caso, e foi maravilhoso do mesmo modo! E por fim, terminei de ler agora Um Amor, Cem intenções, e fiquei boquiaberta...Estes livros deveriam estar todos publicados, são pérolas pra quem ama ler. Parabéns Li, vou ler todos e saiba que ganhou uma nova admiradora.
Cíntia

bruna karine disse...

Li,estou lendo seu livro'um coraçao em guerra' e,..me identifico bastante,so muda um pouco,ele ta na aman,e moro no piauiO.o
esse sentimento está para me enlouquecer,...sei q para dar algum futuro a isso,teria q segui-lo,enfim mas a gente como e daqui pra frente.estou nesse dilema

Gabi disse...

Ooi Li.
Bem, eu nem preciso dizer que amo seus livros, certo? Vou dizer mesmo assim. EU AMO!
Creio que é totalmente certo você lutar por espaço através dos ebooks. É o caminho certo, concerteza. Porque as editoras não te deram uma oportunidade mas nós, leitoras, estamos dando ao ler seus livros. E sempre se começa com uma leitora que gostou que indica para outra amiga e poraí vai. Tem melhor publicidade do que o boca a boca? Não, né?!
Eu, por enquanto, li O amor está no quarto ao lado, Beijo de Chocolate e estou lendo um coração em Guerra. Me apaixonei por "o amor está no quarto ao lado", tem continuação mesmo?
Beijo de chocolate não gostei tanto. O espaço-tempo ficou meio confuso para mim e o texto está com vários textos de formatação, pelo que eu me lembre. Exemplo, eu estou lendo um parágrafo e acabo lendo um antigo parágrafo novamente. Coisas desse tipo.
Um coração em guerra eu estou lendo ainda. Vou terminar daqui a pouco. Vou acabar sonhando com ele. *___*
Encerrando porque escrevi muito. Você escreve muito bem e as portas se abrirão, não desista. E outra coisa. Você tem twitter? É mais fácil acompanhar você por ele.
Abraço e muito sucesso.

Li disse...

Oi, Gente! Que legal ter o carinho de vocês.

Sobre continuação do Amor está no quarto ao lado, vão em Fonte do amor.

fontedoamor.blogspot.com.

Sobre o Beijo de Chocolate, posso dizer que foi um livro experimental, vinham umas idéias e eu ia escrevendo, trocando de personagens, enfim, também acho que não foi o melhor. Mas, nele, aprendi a me aperfeiçoar em alguns aspectos do modo de narrar.

Estou acabando minha segunda faculdade em novembro.

Espero voltar e vou imprimir meus livros para poder chegar até as mãos de vocês hen!

Aguardem e Confiem heheh.

Ahhhh, deixem e-mails para me comunicar com vocês!

Beijos.

Li disse...

ah, qnt aos erros de formatação, talvez ocorra na forma do word quando copiei do site. no blog tá assim? eita, tenho que ver isso, valeu por avisar. beijoos.

The girl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Quelle disse...

Olá Li! Confesso que fiquei encantada com seus livros, sabe tenho 16 anos e rescentimente adqueri um abito de lê, e muito antes disso tinha pensado na carrera de Jornalista e tudo mais, mas fiquei em duvida pq não sou lá muito boa quando se trata de escrita, o livro que mais gostei foi o amor está no quarto ao lado e confesso que amei, parabens pelo excelente trabalho.
esse é meu e-mail quellesds@hotmail.com
bjs!

Ana Paula Moreira disse...

Ola
Adorei o livro "O amor está no quarto ao lado",muito bom mesmo,voce está de parabens.Agora já vou começar a ler os outros....beijos